Trabalho apresentado pelos alunos: Alunos: Matheus Luciano, Keyssy Stefany e Adriele Rodrigues do 2º ano, turma C.
Esta propaganda transmite as facilidades que a operadora em questão oferece através: do uso de elementos artísticos presentes no filme “O Chamado”; de uma linguagem coloquial e conotativa (usadas no cotidiano), verbal (enunciado), visual (imagem). Relaciona esses caracteres do filme com o produto ou serviço que se deseja vender. Destina-se ao público que precisa se comunicar com outras pessoas, influenciando-o ao consumo por meio de ofertas e preços baixos.
Nesta campanha, a Oi utiliza artifícios do cotidiano para pôr à venda o seu produto ou serviço, como por exemplo: uma família normal, cujo pai compra o mesmo; uma certa rivalidade entre a relação sogro/genro, muito existente na sociedade; a criança, que nos passa a ideia de inocência, fofura, de um ser angelical; uma linguagem coloquial e de fácil entendimento; e imagens com a presença de cores frias. Dos elementos citados, muitos são percebidos por nós, porém há outras informações que entram em nossas mentes de maneira subliminar. No entanto, todas elas nos influenciam de alguma maneira. Neste caso, a comprar.
Esta propaganda objetiva mostrar a rivalidade entre duas marcas de carro, evidenciando aquela que se quer vender (a BMW, à direita da imagem). Através da linguagem visual, do contraste entre as cores neutras, da posição dos carros e da semelhança entre a frente dos automóveis e animais selvagens, é passado a nós a ideia de que são duas marcas concorrentes no mercado, sendo que a BMW sobressai-se não somente a essa com também a outras, que concorrem, mas estão subentendidas na propaganda. Destina-se ao público adulto, induzindo-os ao consumo, mesmo tendo certa influência sobre outras faixas etárias.
Todos somos agora chamados a nos examinarmos quanto a nossa ética. De maneira simples e por meio das linguagens coloquial e visual, a propaganda nos faz induzir. Primeiramente, pensamos logo que as personagens iriam roubar a bebida do caminhão, pois as informações subliminares que entram no nosso cérebro todos os dias vão formando ao longo do tempo nossa concepção. E, então, somos impressionados por uma atitude diferente daquela que concluímos, que é justamente a mensagem que se quer passar: “A integridade compõe a ética e esta se faz ao se fazer o certo, principalmente quando ninguém está lá para ver”.
n Fontes:
Propaganda 1:
n Propaganda 2:
■ Propaganda 3:
■ Propaganda 4:
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